top of page

Ceratocone: perguntas e respostas sobre a doença ocular que, sem tratamento, pode levar a cegueira


Visão normal (acima) e visão com ceratocone (abaixo). Em caso de dúvidas, o melhor caminho é procurar um oftalmologista para exames oculares. (Imagem: Living With Keratoconus).

O principal sintoma do ceratocone é a diminuição da acuidade visual, ou seja, a piora na quantidade e na qualidade da visão. Pode acontecer já na infância, mas os casos mais comuns se iniciam na adolescência e início da vida adulta.

O não tratamento do ceratocone pode levar a cegueira por descompensação da córnea e ocorrência de hidropsia, que é quando a córnea tem a camada mais interna rompida e invadida por humor aquoso (líquido interno do olho), levando a perda da transparência e severa diminuição da acuidade visual.

O médico oftalmologista Eduardo Miranda, diretor da PMX Cirurgia Oftalmológica em Curitiba, referência no tratamento do Ceratocone, responde as principais dúvidas sobre a doença.

Quais as causas da doença?

Dr. Eduardo - A doença decorre de alterações estruturais no colágeno, que é uma proteína presente em grande quantidade na córnea e que fornece resistência e manutenção do formato normal da córnea. É como se a córnea se tornasse mais enfraquecida e propensa a deformidade.

Pacientes com ceratocone tem a curvatura da córnea aumentada de forma irregular, deixando-a com o de cone. (Ilustração: National Keratoconus Foundation - EUA).

Tem cura? Como o paciente pode tratar?

Dr. Eduardo - São muitas as modalidades de tratamento dependendo do estágio da doença. Basicamente, podemos usar recursos como óculos em casos iniciais, lentes de contato dos mais variados desenhos especialmente as rígidas e também diversos tratamentos cirúrgicos como: Crosslinking, Implante de anéis intraestromais e transplante de córnea.

Sempre existe alguma modalidade de tratamento a qual o paciente pode se submeter e da qual pode se beneficiar. O oftalmologista deve estadear a doença, ou seja, classifica-lá pela gravidade da evolução e então propor um tratamento adequado.

Existem dados da incidência da doença no mundo?

Dr. Eduardo - Sim, os dados informam que existem 4 a 600 casos por 100.000 indivíduos no mundo que possuem o ceratocone.

Como é feito cada tipo de tratamento cirúrgico?

Dr. Eduardo - Crosslinking: Procedimento feito com colírio anestésico, no qual a córnea é desepitelizada, ou seja, removida a camada mais superficial e então feita irradiação com raio UV tipo A, após um período de saturação com colírio de riboflavina, que é a vitamina B12. Aproximadamente 40 minutos de duração, sem necessidade de internação.

Implante de Anel Intraestromal: Procedimento feito com colírio anestésico, em que um laser de femtosegundo cria um túnel na córnea para a entrada de um ou mais segmentos de anel intraestromal. Visa diminuir/ corrigir irregularidades da córnea. Dura aproximadamente 30 minutos e não exige internação.

Transplante de córnea: existem várias técnicas que podem fazer a troca da córnea em sua espessura total até troca de apenas algumas camadas. Procedimento mais complexo feito com anestesia local e que requer maior tempo de acompanhamento pós-operatório e indicado em casos mais avançados da doença.

Quais cuidados é preciso ter antes da cirurgia?

Dr. Eduardo - Escolha do profissional capacitado para conduzir tratamento conforme gravidade da doença e não coçar os olhos é muito importante, pois esta prática piora a evolução da doença.

Quais cuidados é preciso ter depois da cirurgia?

Dr. Eduardo - Vai depender de qual cirurgia, mas geralmente os cuidados incluirão o uso de colírios, retornos periódicos ao cirurgião e segmentos com exames.

Sobre a PMX Cirurgia Oftalmológica

A clínica de oftalmologia completa 20 anos sob a direção dos médicos Eduardo Miranda e Tatiana Possette Miranda. Clique para acessar o site.

Eduardo Miranda

Médico Cirurgião Oftalmologista (CRM 14223)

Especialista em segmento anterior do olho, possui 20 anos de experiência em mais de 10 mil cirurgias oftalmológicas. Reconhecido por sua técnica e precisão, é preceptor da Residência da PUCPR, atuando na formação de novos cirurgiões. Também integra o corpo clínico da Oftalmoclínica Curitiba.

Tatiana Possette Miranda

Médica Cirurgiã Oftalmologista (CRM 19131)

Graduação e pós-graduação na UFPR. Especialista em Cirurgia Refrativa e em Adaptação de Lentes de Contato, atende pacientes com os diversos tipos de problemas oculares, entre eles, adaptação de lente escleral para casos avançados de ceratocone.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page