Ilustrador mostra como pessoas com miopia veem o mundo

January 11, 2019

Alguém se identifica? Veja as ilustrações e entenda mais sobre causas e tratamentos para melhor qualidade visual

O artista Philip Barlow é especialista em pinturas hiper-realistas e decidiu mostrar através de suas obras como um míope enxerga ao tirar os óculos. A retratação feita por ele é tão real, que permite que todos com uma visão normal compreendam como é viver nestas condições. 


Segundo pesquisas da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), metade do mundo será míope em 2050. O estudo foi feito com 2,1 milhões de participantes, a partir de uma metánalise que foi divulgada pelos pesquisadores da organização. A pesquisa também ressalta que 10% da população mundial terá alta miopia, deixando uma abertura para graves doenças oculares.


No Brasil, a miopia atinge de 11 a 36% da população, podendo alcançar até 72 milhões de pessoas, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). As dificuldades para enxergar podem surgir gradativamente ou com rapidez para depois se estabilizar.  

 

 

Cirurgia Refrativa


Desfoque e borrões fazem parte do dia a dia de pessoas que possuem miopia, é muito comum o uso de óculos ou lentes de contato nestes casos. Mas, muitas pessoas têm optado se submeter a procedimentos que ajudem na correção do grau, para proporcionar um estilo de vida com mais qualidade. Um desses procedimentos é a cirurgia refrativa, que tem sido muito procurada nos últimos anos. 


O médico cirurgião oftalmológico, Eduardo Miranda, que dirige o Centro Oftalmológico PMX, em Curitiba, e atua também na formação de novos cirurgiões ressalta que as técnicas mais usadas para corrigir esse problema ocular são o PRK e o Lasik. “O PRK é uma cirurgia feita na superfície da córnea. Nela é retirada a parte epitelial com laser, que é aplicado direto na membrana basal. Essa técnica tem como desvantagem a recuperação visual mais lenta, porém o nível de segurança é maior e cada vez mais os cirurgiões vem indicando essa técnica”, afirma. 

 

No Lasik, a técnica de recuperação é mais rápida, em alguns casos, chega a 48 horas. “Nesse procedimento é confeccionado o flap, como se fosse a tampa de uma laranja. Essa "tampa" pode ser feita com lâmina ou com laser e pode ter espessuras variáveis, de 90 a 160 micras. Nós utilizamos um software que analisa o nível de segurança para se realizar esse procedimento em relação à espessura da córnea. Quando os resultados pré-operatórios são positivos, é inquestionável a satisfação cirúrgica”, complementa o médico oftalmologista. 
 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Perguntas e respostas sobre cirurgia refrativa a laser para miopia

September 22, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes

September 20, 2019

Please reload

Arquivo