top of page

Miopia pode ser reparada com cirurgia refrativa de correção

Cerca de 35 milhões de brasileiros sofrem com o problema, segundo Ministério da Saúde.

A miopia é um problema que afeta o formato do globo ocular. Um olho comum é arredondado, já o com miopia, o globo tende a ser mais alongado, o que faz com que os raios de luz formem as imagens antes da retina. Por isso, a pessoa tem dificuldade de enxergar normalmente objetos a longa distância.

Segundo o Ministério da Saúde, 35 milhões de brasileiros sofrem de miopia. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 35% da população mundial sofra desse problema no próximo ano e, até 2050, essa porcentagem passe dos 52%.

Uma opção de reparo da miopia é a cirurgia refrativa. Também conhecida como cirurgia para correção de grau, é indicada a todo paciente que quer independência dos óculos ou de lentes de contato. Inclui um detalhado pré-operatório para definição da melhor técnica cirúrgica. Também pode ser realizado por pacientes com Astigmatismo ou Hipermetropia.

As técnicas mais utilizadas na cirurgia são a PRK e a Lasik. “A PRK é uma cirurgia feita na superfície da córnea. Nela é retirada a parte epitelial com laser, que é aplicado direto na membrana basal. Essa técnica tem como desvantagem a recuperação visual mais lenta, porém o nível de segurança é maior e cada vez mais os cirurgiões vem indicando essa técnica”, afirma o médico cirurgião oftalmológico, Eduardo Miranda, que dirige o Centro Oftalmológico PMX, em Curitiba, e atua também na formação de novos cirurgiões.

A Lasik, técnica com recuperação mais rápida, em alguns casos, chega a 48 horas. “Nesse procedimento é confeccionado o flap, como se fosse a tampa de uma laranja. Essa "tampa" pode ser feita com lâmina ou com laser e pode ter espessuras variáveis, de 90 a 160 micras. Nós utilizamos um software que analisa o nível de segurança para se realizar esse procedimento em relação à espessura da córnea. Quando os resultados pré-operatórios são positivos, é inquestionável a satisfação cirúrgica”, complementa o médico oftalmologista.

A cirurgia refrativa para correção é indicada para pessoas com a faixa de grau de -1.00 a -8.00 de miopia. Pode ser realizada em pessoas a partir de 18 anos, desde que o grau esteja estável por, no mínimo, um ano.

Existem algumas contraindicações para esse tipo de cirurgia. Gestantes, lactantes e pessoas com diabetes, lúpus e artrite reumatoide não devem realizar o procedimento.

Serviço:

PMX Centro Oftalmológico

Rua Presidente Rodrigo Otávio, 1976 | Bairro: Hugo Lange | Curitiba/PR

Policlínica Fazenda Rio Grande

Rua Ephigênio Pereira da Cruz, 1396 | Bairro Fazenda Rio Grande | Curitiba/PR

(41) 3253-1451 | WhatsApp (41) 99889-1050

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page