Catarata: saiba mais sobre a doença ocular que atinge 50% das pessoas com mais de 65 anos, segundo OMS.

August 17, 2017

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, aos 75 anos de idade, a incidência chega a 80%. A doença pode causar cegueira em estágios avançados. O tratamento é cirúrgico.

 

Imagem: Pixabay

 

É expressivo o número de pessoas, especialmente idosos, que desenvolvem a doença ocular chamada catarata. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela chega a atingir metade da população idosa mundial e 80% das pessoas com mais de 75 anos. No Brasil, dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) apontam que surgem 552 mil novos casos de catarata todos os anos no país. O principal sintoma da doença é a perda gradativa da visão tanto para longe como para perto, mesmo com o uso de óculos.

 

Por outro lado, avanços nas cirurgias oftalmológicas tornam o tratamento cada vez menos arriscado e com melhores resultados.

 

“O tratamento é cirúrgico. A catarata é removida e é feito o implante de uma lente intraocular, que substitui a lente natural do olho, chamada "cristalino". Na maioria dos casos, o problema surge pelo envelhecimento natural. Em estado normal, essa área é clara e transparente. No paciente com catarata, o cristalino passa por um processo que torna essa lente opaca”, explica o médico cirurgião oftalmológico, Eduardo Miranda, diretor da PMX Cirurgia Oftalmológica, clínica especializada no tratamento da catarata em Curitiba.

 

Recuperação Rápida

 

A doença também se desenvolve em outras faixas etárias. O empresário do ramo de móveis, Pedro Miguel Lauernan, de 59 anos, descobriu que estava com catarata nos dois olhos. Segundo ele, apesar do susto da notícia da cirurgia, na prática, os procedimentos ocorreram com tranquilidade. “Não cheguei nem a sentir dor. Depois de realizar duas cirurgias de catarata, uma em cada olho, fui e voltei da clínica dirigindo. Não tive nenhuma complicação”, lembra o paciente.

 

De acordo com o cirurgião oftalmológico Eduardo Miranda, a recuperação depende de cada paciente e também do tipo de catarata que ele desenvolveu. “Geralmente em uma semana o paciente já consegue voltar suas atividades cotidianas. A cirurgia não exige internamento e o paciente pode ir para casa logo após o procedimento. Em até 30 dias, quando há os devidos cuidados pós-operatórios, os olhos já estão bem recuperados da cirurgia. A principal dica é que o paciente siga as orientações do seu oftalmologista”, ressalta o médico.

 

Em geral, o pós-operatório ocorre de maneira tranquila para o paciente, conforme quadro abaixo:

 

Infográfico: Pós-operatório de Cirurgia de Catarata. Fonte: PMX Cirurgia Oftalmológica

 

Sobre a PMX Cirurgia Oftalmológica

 

A PMX Cirurgia Oftalmológica completa 20 anos sob a direção dos médicos oftalmologistas Eduardo Miranda e Tatiana Possette Miranda.

O cirurgião oftalmológico Eduardo Miranda acumula 8 mil cirurgias em sua carreira médica. Conhecido por sua precisão, também desempenha importante papel na formação de novos médicos, sendo Preceptor da Residência da PUCPR e médico do corpo clínica da Oftalmoclínica Curitiba. Já atuou na pós-graduação da Universidade Federal do Paraná e Faculdade Evangélica de Medicina. 

Especialista em segmento anterior do olho, cirurgia de catarata, implantes de lentes facicas (para alta miopia e hipermetropia), cirurgias de miopia a laser, transplante de córnea, anel enterostomal – usado no tratamento de ceratocone – crosslinking e outros procedimentos.

O médico Eduardo Miranda é membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa. Participa periodicamente de congressos nacionais e internacionais sobre sua área como convidado, expondo os resultados das técnicas que utiliza em seus procedimentos.

 

 

 

 

>>>>>Quero saber mais sobre PMX Cirurgia Oftalmológica.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Perguntas e respostas sobre cirurgia refrativa a laser para miopia

September 22, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes

September 20, 2019

Please reload

Arquivo