Abril Marrom: o mês da prevenção e combate à cegueira


75% das doenças oculares causadoras da cegueira podem ser tratadas e evitadas.


Você sabia que no mês de abril é celebrado o Abril Marrom, uma campanha representada pela fita de mesma cor que tem como objetivo lembrar a importância da prevenção e do combate à cegueira?


Em 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório que aponta que aproximadamente 2 bilhões de pessoas, em todo o mundo, são acometidas por alguma deficiência visual ou cegueira, sendo que ao menos 1 bilhão dos casos poderiam ter sido evitados ou tratados, se tivessem fossem diagnosticados precocemente.

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no Brasil há mais 1,5 milhão de pessoas que convivem com a cegueira. Por isso, em 2016, o Professor Dr. Suel Abujamra, médico pioneiro no diagnóstico e tratamento da retinopatia diabética no Brasil, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), lançou a campanha Abril Marrom, em São Paulo, ganhado visibilidade levado conscientização para todo o país.


Por que abril e por que marrom?

A escolha do mês de abril é inspirada em em outra personalidade brasileira: o professor José Álvares de Azevedo, cego de nascença, responsável por propalar a linguagem Braille, em 1850. Atualmente, o Braille é a segunda língua oficial do Brasil.


A data de nascimento, 8 de abril, do "Patrono da educação de cegos no Brasil", hoje representa o Dia Nacional do Sistema Braille.


A escolha da cor, é uma homenagem à coloração da íris da maioria dos brasileiros: marrom.


Entre as principais doenças oculares que podem levar à cegueira estão: a catarata, o glaucoma, o ceratocone, a retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade (DMRI).


É importante lembrar que algumas delas, se não forem tratadas a tempo, resultam em um quadro de cegueira irreversível, como é o caso do glaucoma. Por este motivo, os médicos recomendam como a melhor forma de prevenir esse estágio, a uma rotina de cuidados com os olhos e a realização de consultas periódicas ao oftalmologista.


A PMX Oftalmologia possui um corpo médico especializado em tratamentos, exames e cirurgias refrativas que evitam a cegueira, devolvendo aos pacientes uma boa visão e qualidade de vida.


Agende uma consulta e cuide da sua saúde ocular.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square