Ceratocone: quais são as causas e principais fatores de risco?

O ceratocone é uma doença degenerativa conhecida por causar deformação na córnea. Conheça os fatores de risco, a seguir!


Você já ouviu falar em ceratocone? Você ou algum conhecido já desenvolveu essa patologia? Entre as doenças oculares, o ceratocone é uma das com maiores incidências em nossos pacientes.


Mas, o que será o ceratocone? Quais são os seus sintomas? E quais são os seus fatores de risco?


Se você se interessa por doenças oculares ou está procurando conhecer um pouco mais sobre a doença, este é um assunto realmente interessante. Sendo assim, já que você quer saber mais sobre os fatores de risco do ceratocone, é só continuar a leitura com a gente nas próximas linhas.


O que é o ceratocone?

Basicamente, o ceratocone é uma doença degenerativa que causa graves deformações nas córneas. Trata-se de um problema ocular muito característico.


O ceratocone se manifesta causando alterações na curvatura da córnea, notoriamente irregulares. Essas alterações podem ser o afinamento progressivo, como também o aumento da curvatura da córnea.


Sintomas

A piora da visão é uma das consequências mais significativas relatadas pelos pacientes. Inclusive, diagnósticos de aumento consideravelmente expressivo e veloz da miopia e/ou do astigmatismo são muito comuns.


Quanto aos sintomas, ainda incluem-se, principalmente, a visão embaçada, não nítida, como uma imagem fantasma, sensibilidade à luz e à claridade, em especial em ambientes com luz artificial, ou sensibilidade durante à noite.


Normalmente, os dois olhos são afetados. Entretanto, pode manifestar-se de forma distinta em cada um deles.


O período mais incidente de desenvolvimento do ceratocone é durante o final da infância e início da puberdade. Porém, se não diagnosticada e devidamente tratada, é provável que progrida até meados dos 40 anos, quando se estabiliza naturalmente.


Agora, vamos conferir quais são os fatores de risco para o desenvolvimento da doença:


Fatores de risco

Não existe ainda um estudo que comprove veridicamente os reais motivos causadores da doença. Contudo, existem alguns fatores de risco que podem acelerar o desenvolvimento da mesma.


Os fatores de risco do ceratocone, geralmente, são:

  • Coceira ocular constante;

  • Alergias frequentes;

  • Hereditariedade;

  • Síndrome de Down.


É importante ressaltar que, em casos de histórico familiar, é supernecessário que a doença seja investigada. Pode ser corrigida com o uso de óculos, em casos leves, ou uso de lentes de contato especiais e tratamento específico para casos mais avançados.


E você? Sentindo sintomas de ceratocone?


Conheça a PMX!

Conheça mais sobre nossa clínica e profissionais oftalmologistas para sua cirurgia refrativa a laser para a correção de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia, Transplante de Córnea e tratamento de doenças oculares como Catarata e Ceratocone. Além disso, consulte-nos para seus exames oftalmológicos e implantes de lentes intraoculares.


Entre em contato e agende sua consulta!


Posts Em Destaque
Posts Recentes