Perguntas e respostas sobre cirurgia refrativa a laser para miopia

September 22, 2017

 

 

Estima-se que um quarto da população mundial tenha miopia, que se apresenta principalmente pela dificuldade de enxergar de longe. Além da miopia, milhares de pacientes sofrem com outras imperfeições na visão, como astigmatismo e hipermetropia. Para isso, necessitam usar óculos ou lentes de contato.


No entanto, muitas dessas pessoas têm realizado o sonho de deixar de depender de óculos ou lentes depois de passar por um procedimento conhecido como “cirurgia de correção de grau” ou para “zerar grau”: a cirurgia refrativa.


Conheça agora algumas perguntas e respostas sobre esse tipo de cirurgia e descubra se você é um candidato a esse procedimento, cada vez mais acessível e seguro. Quem dá as orientações é o médico cirurgião oftalmológico, Eduardo Miranda, que acumula mais de oito mil cirurgias em 20 anos de carreira.

 

 

 

Para qual perfil de paciente é indicada a cirurgia refrativa?

 

Dr. Eduardo Miranda - A cirurgia refrativa para pacientes com miopia, astigmatismo ou hipermetropia é indicada para quem não querer mais usar óculos ou lentes de contato. Em alguns casos, a pessoa não pode mais usar lentes. Isso ocorre quando o paciente tem a quantidade de células diminuída por falta de oxigenação da córnea. A cirurgia a laser também é uma alternativa para aqueles que usam a lente de contato de maneira errada, dormem, lavam com água corrente, o que representa um risco a longo prazo. Portanto, se trata de um procedimento interessante tanto pela questão estética quanto para saúde do olho. 

 

 

Quais os riscos da cirurgia refrativa?


Dr. Eduardo Miranda - Os riscos são mínimos e a chance de sucesso é enorme quando ela é bem indicada por um cirurgião faz todos os exames, tem bastante experiência, realiza tomografia pré-operatória, faz imagens de segurança residual. Enfim, quando tem uma boa recomendação cirúrgica, os procedimentos ocorrem com grande tranquilidade.

 

 

Quais as principais técnicas?


Dr. Eduardo Miranda - O PRK e o Lasik. O PRK é uma cirurgia feita na superfície da córnea. Nela é retirada a parte epitelial com laser, que é aplicado direto na membrana basal. Essa técnica tem como desvantagem a recuperação visual mais lenta, porém o nível de segurança é maior e cada vez mais os cirurgiões vem indicando essa técnica. 


No Lasik, é técnica com recuperação mais rápida, em alguns casos, chega a 48 horas. Nesse procedimento é confeccionado o flap, como se fosse a tampa de uma laranja. Essa "tampa" pode ser feita com lâmina ou com laser e pode ter espessuras variáveis, de 90 a 160 milímetros. Nós utilizamos um software que analisa o nível de segurança para se realizar esse procedimento em relação à espessura da córnea. Quando os resultados pré-operatórios são positivos, é inquestionável a satisfação cirúrgica. 

 


Plano de saúde cobre cirurgias? 


Dr. Eduardo Miranda - Os planos de saúde geralmente têm um pacote que liberam um valor "x", dependendo de cada plano da relação com o plano. Em alguns casos, é suficiente para cobrir toda a cirurgia, em outros, o paciente arca com o restante. Os valores dependem da técnica indicada.

 

Saiba mais: Confira o artigo que explica o que a ANS obriga os planos a cobrirem sobre cirurgia refrativa.

 

 

 

Sobre a PMX Cirurgia Oftalmológica

 

A PMX Cirurgia Oftalmológica possui 20 anos e funciona sob a direção dos médicos oftalmologistas Eduardo Miranda e Tatiana Possette Miranda. Para conhecer mais clique aqui


​O cirurgião oftalmológico Eduardo Miranda acumula 8 mil cirurgias em sua carreira médica. Conhecido por sua precisão, também desempenha importante papel na formação de novos médicos, sendo Preceptor da Residência da PUCPR e médico do corpo clínica da Oftalmoclínica Curitiba. ​


Especialista em segmento anterior do olho, realiza cirurgias refratovas a laser, cirurgia de catarata, implantes de lentes facicas (para alta miopia e hipermetropia), transplante de córnea, anel enterostomal – usado no tratamento de ceratocomia – crosslinking e outros procedimentos.

 

 

 

Imagens: Pixabay e PMX

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Perguntas e respostas sobre cirurgia refrativa a laser para miopia

September 22, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes

September 20, 2019

Please reload

Arquivo