Abril Marrom: entenda as causas da cegueira e como evitá-las
- sermidiacomunicacao
- 2 de abr.
- 4 min de leitura
A visão é um dos nossos bens mais preciosos — e ainda assim, muitas pessoas só percebem sua importância quando começam a perdê-la. O Abril Marrom é uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre a saúde ocular e à prevenção da cegueira, uma condição que afeta milhões de brasileiros.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil têm perda total da visão, enquanto outras 6,5 milhões convivem com baixa visão. O glaucoma, por exemplo, é responsável por 12,8% dos casos de cegueira no país. E o mais impactante: 60% dos casos de cegueira poderiam ter sido evitados com diagnóstico precoce e acompanhamento oftalmológico adequado.
Neste artigo, você vai entender a importância do Abril Marrom, conhecer as principais causas da cegueira evitável e descobrir como cuidar melhor da sua saúde dos olhos ao longo da vida.
Conheça as principais doenças oculares que causam a cegueira e como se prevenir contra elas
Catarata
A catarata é uma doença comum, principalmente em pessoas idosas, ela causa a opacidade no cristalino ocular, deixando a visão embaçada e causando desconforto na realização das tarefas do dia a dia. É uma condição que pode ser adquirida de forma congênita (genética), traumas ou uso de medicamentos e ela progride rapidamente, o que pode causar a cegueira.
Como evitar a catarata?
Faça exames oftalmológicos regularmente
Proteja os olhos contra os raios UV
Tenha uma alimentação balanceada
Não fume
Controle a diabetes e a pressão alta
Como tratar a catarata?
A única opção disponível para tratar a catarata nos dias de hoje é a cirurgia, que consiste na implantação de uma lente intraocular, que substitui o cristalino. O paciente deve operar o quanto antes e pode escolher uma lente bifocal, trifocal e a multifocal permitindo que ele enxergue melhor e não precise usar óculos após a cirurgia.
Glaucoma
O glaucoma é uma doença causada pela elevação da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico, é assintomática no início mas ao decorrer do tempo causa a diminuição progressiva do campo de visão e pode causar a cegueira. Os principais fatores que podem levar ao glaucoma são hereditariedade, diabetes, traumas oculares e idade superior a 35 e 40 anos.
Como evitar o glaucoma ?
Faça exames oftalmológicos regularmente;
Realize a medição da pressão ocular junto ao médico;
Faça exercícios físicos;
Atente-se ao histórico familiar.
Como tratar o glaucoma?
Inicialmente, em casos mais leves, o tratamento pode ser feito utilizando colírios, já em casos crônicos, a doença precisa ser controlada utilizando medicação, cirurgias ou raio laser.
Retinopatia Diabética
A retinopatia diabética é uma doença causada por complicações do diabetes que afetam os olhos, especialmente os pequenos vasos da retina, que são responsáveis pela formação e envio das imagens ao cérebro. De acordo com o Ministério da Saúde a doença atinge cerca de 1 em cada 3 pessoas com diabete melito (DM). A causa dessa doença se dá por conta do tempo de duração do diabetes e do descontrole da glicemia.
Como evitar a retinopatia diabética?
Faça exames oftalmológicos regularmente;
Tenha uma alimentação balanceada;
Faça exercícios físicos;
Controle a glicemia.
Como tratar retinopatia diabética?
O tratamento inicia com a monitorização regular com especialista, mudando o estilo de vida, controlando a glicemia e outros fatores que auxiliam no controle da doença. Já em casos mais avançados como retinopatia diabética proliferativa ou edema macular o tratamento pode ser feito através de intra-vítreas (dentro dos olhos), lasers ou cirurgias.
Degeneração Macular
Também conhecida como DRMI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), é uma doença que atinge pessoas com mais de 60 anos, e afeta progressivamente a mácula (área central e vital da retina), ocasionando a perda progressiva da visão, causando dificuldade na leitura e até mesmo de reconhecer rostos. As principais causas são genéticas ou ligadas ao tabagismo, doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, anormalidades genéticas, exposição ao sol e má alimentação e excesso de consumo de gordura.
Como evitar a degeneração macular?
Faça exames oftalmológicos regularmente;
Tenha uma alimentação balanceada;
Faça exercícios físicos;
Não fume.
Como tratar a degeneração macular?
A Degeneração Macular não tem cura, não há tratamento para reverter o dano macular, mas em alguns casos é possível controlar o avanço da doença com suplementos dietéticos, medicamentos e lasers.
Doenças congênitas
As doenças congênitas são as doenças transmitidas de pais para filhos, ainda durante a gestação, seja por questões genéticas ou por complicações durante a gravidez.
Como evitar as doenças congênitas?
Faça exames oftalmológicos regularmente;
Tenha uma alimentação balanceada;
Faça exercícios físicos;
Não fume.
Como tratar as doenças congênitas?
A realização de testes em recém-nascidos , como o teste do olhinho, costumam ajudar no diagnóstico de doenças congênitas já nos primeiros meses de vida.
Para evitar essas e outras doenças, é preciso fazer exames oftalmológicos regulares, manter uma rotina de alimentação equilibrada, atentar-se ao controle da diabetes e hipertensão, utilizar a proteção ocular adequada. E em caso de doenças, seguir o tratamento conforme recomendado pelo médico especialista.
Comments