Nova lente intraocular permite ficar livre dos óculos após a cirurgia de catarata

October 29, 2019

 

 

Como sabemos, após a retirada cirúrgica da catarata é realizado o implante de uma prótese para substituir o cristalino, a qual chamamos de lente intraocular.


Essas lentes vêm em contínuo aperfeiçoamento com o objetivo de corrigir também os problemas que levam ao uso de óculos no pós-operatório, como astigmatismo e presbiopia (a famosa vista cansada).


O lançamento das lentes trifocais tóricas permite a correção tanto do astigmatismo como da visão de longe, meia distância e perto. “Antes de existirem essas lentes, eram necessárias pelo menos duas cirurgias para quem tinha catarata e queria corrigir outras imperfeições na visão e ficar livre dos óculos. Hoje é possível corrigir tudo em uma só cirurgia”, explica o médico cirurgião oftalmológico Eduardo Miranda da PMX Oftalmologia.


O especialista é pioneiro no estado do Paraná no uso da lente RayOne Trifocal, produzida no Reino Unido. “Já temos uma vasta experiência com o implante de outras lentes intraoculares tóricas simples, bifocais e trifocais com excelentes resultados. Esta é uma nova opção para os pacientes que tem catarata e astigmatismo a partir de 1 grau. Entre as vantagens, está a necessidade de uma incisão menor para o implante da lente”, explica o cirurgião oftalmológico.


Quem é candidato à cirurgia?


Este implante está indicado para o paciente que tenha catarata, astigmatismo corneano acima de 1 grau e o desejo de não depender mais de óculos. A indicação precisa ser feita por um médico oftalmologista por meio de consulta e exames especializados, como tomografia dos olhos e biometria óptica. “São exames indolores e fundamentais para verificarmos se o paciente pode realizar o implante. Em 30% dos casos, o procedimento não é possível por condições como astigmatismos irregulares ou ceratocone. Uma análise caso a caso é indispensável”, orienta Eduardo Miranda, diretor da PMX Oftalmologia.


Quanto ao pós-operatório é o mesmo de qualquer cirurgia de catarata, com o uso de colírios durante 30 dias. Os pacientes podem esperar grande qualidade e estabilidade visual após a cirurgia.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Perguntas e respostas sobre cirurgia refrativa a laser para miopia

September 22, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes

September 20, 2019

Please reload

Arquivo