Dr. Eduardo Miranda é o novo titular da Oftalmologia do Hospital IPO e amplia opções aos pacientes da PMX
- Assessoria PMX
- há 4 minutos
- 4 min de leitura

O dia 2 de dezembro marcou um momento importante para a oftalmologia em Curitiba. O médico cirurgião oftalmologista Eduardo Miranda foi oficialmente apresentado como titular da equipe de oftalmologia do Hospital IPO, em um encontro que reuniu colegas e profissionais da saúde na inauguração do novo espaço, equipado com moderna infraestrutura e tecnologia de ponta.
Com essa parceria, a PMX passa a oferecer ainda mais possibilidades aos pacientes, agora com cinco unidades, incluindo a sede no Hugo Lange, a unidade do Pinheirinho e as unidades nos municípios da Lapa e Fazenda Rio Grande. O novo espaço no bairro Água Verde amplia ainda mais as possibilidades de atendimento para os pacientes, oferecendo mais comodidade e facilidade de acesso.
Antes de assumir sua nova posição no IPO, o reconhecido médico cirurgião oftalmologista já acumulava uma trajetória sólida. Especialista em segmento anterior, soma 20 anos de experiência e mais de 10 mil cirurgias oftalmológicas realizadas. É preceptor da Residência Médica da PUCPR, contribuindo para a formação de novos cirurgiões, integra o corpo clínico da Oftalmoclínica Curitiba e é chefe dos serviços de cirurgia de catarata, cirurgia refrativa e transplante de córnea do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. Sua técnica, precisão e atuação acadêmica o consolidaram como uma das principais referências da área no Paraná.
Com Eduardo Miranda e equipe, IPO expande atendimento em oftalmologia
Com o objetivo de garantir um cuidado ainda mais completo, o Hospital IPO – referência nacional em ouvido, nariz e garganta – integrou oficialmente a oftalmologia aos seus serviços. O novo espaço possibilita consultas e exames oftalmológicos dentro do próprio hospital, seguindo o padrão de qualidade, segurança e inovação que caracteriza o IPO.
Para Eduardo Miranda, reconhecido como fenômeno da cirurgia oftalmológica, assumir essa posição representa o início de um novo ciclo de excelência. “Fazer parte de um grupo tão sólido coroa anos de trabalho, é realmente um presente, estou muito orgulhoso de ter sido convidado para fazer parte”, declarou. O cirurgião, que vem de uma família tradicional na oftalmologia, complementa: “Eu trago uma história de bastante dedicação na parte cirúrgica, de bastante doação”. Com longa trajetória na área de ensino, o especialista reforça que essa vivência moldou sua visão humanizada: “Eu sempre fui muito envolvido com a educação… com essa dedicação e ensino, eu faço o bem sem olhar a quem. E isso consigo transmitir dentro do meu consultório, com uma compreensão maior do problema do paciente. Eu não deixei a medicina endurecer o meu coração”.
Visão do Hospital IPO sobre a expansão da equipe
O CEO do Hospital IPO, André Madureira, celebrou a chegada do novo titular: “Somos um grande centro de tratamento de patologias da face, temos especialistas em cirurgias nasais, auditivas, de garganta, em cirurgias de seios da face e plástica facial, e agora estamos trazendo o melhor da oftalmologia para consagrar todas as especialidades. Contar com o médico Eduardo Miranda é uma honra; a gente vai abranger e solucionar todas as patologias. É a cereja do bolo que faltava, trazer um profissional e a sua equipe tão competente para que a gente transforme a vida das pessoas”.
Segundo Madureira, mais de 380 mil pacientes passarão pelo IPO somente este ano, e o executivo reforça que “o novo serviço de oftalmologia do IPO, capitaneado pelo doutor Eduardo Miranda, veio para consolidar o Hospital IPO no tratamento das patologias de face”.
Expansão da equipe: integração com especialistas da PMX
O especialista em retina e vítreo, Dr. Alex Treiger Grupenmacher, que já atua no Centro PMX Oftalmológico, passa também a integrar a equipe do Dr. Miranda no IPO. “Eu trabalho com eles já há quatro anos, acho que vir para o IPO é um passo que vai agregar muito. A equipe que o Dr. Eduardo traz é muito capacitada, ele escolhe a dedo. Vai ter muita qualidade no serviço”, afirmou.
A Drª Bruna de Lara Souza Lima, também da equipe da PMX na área de oftalmopediatria e estrabismo, celebrou a união entre as equipes: “Tem tudo para dar certo”, avaliou. Para ela, a modernização foi um dos grandes diferenciais: “O Dr. Eduardo equipou um consultório moderno e, especialmente, com equipamentos de última geração”. A médica reforça que o novo espaço permitirá ampliar o atendimento infantil, incluindo casos de miopia, estrabismo, catarata congênita e glaucoma congênito, mantendo a atenção humanizada que caracteriza sua prática.
Parceria fortalece a oferta de serviços da PMX Oftalmologia
A oftalmologista e cirurgiã refrativa Drª Tatiana Possette Miranda também expressou entusiasmo com a expansão: “Estamos bem animados em assumir a oftalmologia com serviços de excelência no IPO e poder ampliar essa possibilidade para os pacientes da PMX. São duas grandezas se unindo para o bem de todos, sempre primando pelo atendimento extremamente humanizado”. Para ela, unir tecnologia e acolhimento é essencial: “A gente tenta unir o melhor dos dois mundos: muita tecnologia, mas uma medicina extremamente humanizada. Porque é muito confortável para o paciente ser diagnosticado e continuar tratando no mesmo lugar”.
A Drª Tatiana lembra que a oftalmologia é uma área com muitas subespecialidades e poder atender cada etapa dentro do mesmo espaço traz segurança e comodidade ao paciente. Especialista em córnea e adaptação de lentes de contato de alta complexidade, ela explica que esse tipo de cuidado pode evitar procedimentos mais invasivos: “Especialmente nos pacientes com ceratocone grave, eu adapto lentes que podem tirar alguém da fila de transplante. Existem muitos recursos antes do transplante, e a ideia é preservar a córnea até o último recurso”. A médica destaca que os avanços tecnológicos reduziram drasticamente a necessidade de transplantes: “Os números de transplante despencaram nos últimos anos por causa dessas tecnologias que tiram pacientes da fila. São poucos profissionais na cidade adaptando esse tipo de lente. O profissional habilitado, tanto para diagnosticar quanto para adaptar, faz toda a diferença”.
É o atendimento ultramoderno e referência por ser também humanizado. “A gente ama isso!”, afirma Tatiana Miranda.



























