Outubro é o Mês Mundial da Visão: saiba como prevenir problemas oculares
- Assessoria PMX

- 9 de out.
- 4 min de leitura
Campanha global reforça a importância de cuidar da saúde ocular e destaca que 80% dos casos de deficiência visual poderiam ser evitados. Saiba mais!

O Mês Mundial da Visão, celebrado em outubro, é uma iniciativa global da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A campanha tem como propósito conscientizar a população sobre a importância da saúde ocular. Ela também reforça a prevenção da cegueira e da deficiência visual, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, muitas delas em situações que poderiam ser tratadas ou evitadas com o cuidado adequado.
De acordo com a OMS (2023), mais de 2,2 bilhões de pessoas no planeta vivem com alguma deficiência visual ou cegueira. No Brasil, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,9 milhões de brasileiros declararam ter dificuldade para enxergar, o que representa 3,7% da população com dois anos ou mais. E o dado mais alarmante: cerca de 80% dos casos poderiam ser prevenidos ou tratados.
O impacto também vai além da saúde. O custo global da perda de visão ultrapassa US$ 400 bilhões por ano em produtividade perdida. Isso mostra que cuidar dos olhos não é apenas uma questão de qualidade de vida, mas também de bem-estar e economia. Neste mês, especialmente na segunda quinta-feira de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial da Visão, o convite é para olhar com mais atenção para a saúde ocular. O Centro Oftalmológico PMX apoia essa causa e reforça: pequenas atitudes podem preservar sua visão e mudar esse cenário.
Conheça as principais causas da perda de visão
Como mencionamos anteriormente, grande parte dos problemas oculares pode ser evitada com diagnóstico precoce e hábitos simples de cuidado. O Sistema Único de Saúde (SUS), indica que algumas condições são mais comuns no Brasil e merecem atenção redobrada. A seguir, conheça as principais causas da deficiência visual e como preveni-las.
Catarata
A condição está relacionada à perda de transparência do cristalino (a lente natural do olho), processo que ocorre principalmente com o envelhecimento e causa visão embaçada. É responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, afetando especialmente pessoas com mais de 60 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, são registrados mais de 550 mil novos casos por ano no Brasil, e essa é considerada uma das principais causas de cegueira reversível, já que o tratamento cirúrgico costuma devolver a visão ao paciente.
Glaucoma
É uma doença assintomática e progressiva, caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, que danifica o nervo óptico e pode levar à perda de visão irreversível. No Brasil, estima-se que mais de 2,5 milhões de pessoas convivam com a condição, mas cerca de 70% não sabem que têm, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). Como a doença evolui de forma silenciosa, sem dor ou sintomas aparentes, o diagnóstico precoce é ainda mais importante para evitar a cegueira.
Erros refrativos não corrigidos
São problemas na formação da imagem dentro do olho e incluem miopia, hipermetropia e astigmatismo. Essas condições, quando não diagnosticadas e tratadas, podem comprometer o desempenho diário, a segurança e a qualidade de vida.
Miopia: ocorre quando o globo ocular é mais alongado que o normal, fazendo com que a imagem seja formada antes da retina, dificultando enxergar objetos à distância.
Hipermetropia: faz com que a imagem seja projetada atrás da retina, causando dificuldade para enxergar de perto.
Astigmatismo: resulta de uma curvatura irregular da córnea ou do cristalino, gerando visão distorcida ou borrada, tanto de perto quanto de longe.
Degeneração Macular Relacionada à idade (DMRI)
É uma condição que afeta a visão central, comum a partir dos 50 anos, com aumento significativo da incidência a partir dos 60 anos, e está ligada ao envelhecimento da mácula (parte da retina responsável pela nitidez da visão). O risco de desenvolver glaucoma e catarata também aumenta consideravelmente a partir dos 40 anos, reforçando a importância do acompanhamento oftalmológico regular.
O que você pode fazer para prevenir doenças oculares?
A maioria das condições oculares pode ser identificada com facilidade por meio de consultas regulares e exames simples e rápidos. Quanto mais cedo forem descobertas, maiores são as chances de controlar a evolução das doenças e preservar a visão. Como muitos problemas oculares não apresentam sintomas nas fases iniciais, o acompanhamento periódico com o oftalmologista é essencial para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Além das consultas, hábitos saudáveis também fazem toda a diferença para a saúde dos olhos. Manter uma alimentação rica em antioxidantes (presente em frutas, vegetais e peixes), dormir bem, não fumar e usar óculos ou lentes com a correção adequada são atitudes simples que ajudam a proteger a visão. Outras medidas importantes incluem o uso de óculos com proteção a radiação ultravioleta (UV) ao se expor ao sol, evitar a automedicação, reduzir o tempo excessivo diante de telas e realizar exames oftalmológicos de rotina.
O Centro Oftalmológico PMX é referência em saúde ocular, com estrutura moderna e equipe especializada para cuidar da visão em todas as fases da vida. Aproveite o lembrete que o Mês Mundial da Visão traz para colocar seus exames em dia e garantir olhos saudáveis por muito mais tempo. E se quiser continuar aprendendo sobre como cuidar melhor da sua visão, confira outros conteúdos no blog da PMX:
Conheça o Centro Oftalmológico PMX
A PMX atua há 20 anos sob a direção de Eduardo Miranda e Tatiana Possette Miranda. O diretor-médico do Centro Oftalmológico PMX, Eduardo Miranda, é especialista em segmento anterior, possui 20 anos de experiência e mais de 10 mil cirurgias oftalmológicas. Reconhecido por sua técnica e precisão, é preceptor da Residência da PUCPR, atuando na formação de novos cirurgiões. Também integra o corpo clínico da Oftalmoclínica Curitiba e é chefe do setor de serviços de cirurgia de catarata, cirurgia refrativa e transplante de córnea do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. Entre em contato e agende uma consulta clicando aqui.






























Comentários