Ceratocone: perguntas frequentes

O ceratocone é uma doença caracterizada pelo encurvamento da córnea, deixando-a mais fina e em formato de cone. Essa condição faz com que a córnea sofra, progressivamente, uma deformação em sua curvatura, de modo que afete sua resistência e elasticidade e, por consequência, prejudique a visão. Dados informam que existem de 4 a 600 casos de ceratocone no mundo a cada 100.000 habitantes.

Para ajudar pacientes com dúvidas sobre as causas e tratamentos, o cirurgião oftalmologista Dr. Eduardo Miranda, diretor da PMX Centro Oftalmológico, esclarece as dúvidas mais frequentes. Confira:

Quais os principais sintoma do ceratocone?

O principal sintoma do ceratocone é a diminuição da acuidade visual, ou seja, a piora na quantidade e na qualidade da visão. Pode acontecer já na infância, mas os casos mais comuns se iniciam na adolescência e início da vida adulta

Ceratocone leva à cegueira?

O não tratamento do ceratocone pode levar a cegueira por descompensação da córnea e ocorrência de hidropsia, que é quando a córnea tem a camada mais interna rompida e invadida por humor aquoso (líquido interno do olho), levando a perda da transparência e severa diminuição da acuidade visual.

Quais as causas do ceratocone?

A doença decorre de alterações estruturais no colágeno, que é uma proteína presente em grande quantidade na córnea e que fornece resistência e manutenção do formato normal da córnea. É como se a córnea se tornasse mais enfraquecida e propensa a deformidade.

Quais são os tratamentos para o ceratocone?

São muitas as modalidades de tratamento dependendo do estágio da doença. Basicamente, podemos usar recursos como óculos em casos iniciais, lentes de contato dos mais variados desenhos especialmente as rígidas e também diversos tratamentos cirúrgicos como: Crosslinking, Implante de anéis intraestromais e transplante de córnea.

Sempre existe alguma modalidade de tratamento a qual o paciente pode se submeter e da qual pode se beneficiar. O oftalmologista deve estadear a doença, ou seja, classificá-la pela gravidade da evolução e então propor um tratamento adequado.

Como funciona o Implante de Anel Intraestromal?

Procedimento feito com colírio anestésico, em que um laser de femtosegundo cria um túnel na córnea para a entrada de um ou mais segmentos de anel intraestromal. Visa diminuir/ corrigir irregularidades da córnea. Dura aproximadamente 30 minutos e não exige internação.

Como funciona o Crosslinking?

Procedimento feito com colírio anestésico, no qual a córnea é desepitelizada, ou seja, removida a camada mais superficial e então feita irradiação com raio UV tipo A, após um período de saturação com colírio de riboflavina, que é a vitamina B12. Aproximadamente 40 minutos de duração, sem necessidade de internação.

Quando o transplante de córnea é indicado?

Existem várias técnicas que podem fazer a troca da córnea em sua espessura total até troca de apenas algumas camadas. O procedimento mais complexo feito com anestesia local e que requer maior tempo de acompanhamento pós-operatório é indicado em casos mais avançados da doença.

Quais cuidados é preciso ter antes da cirurgia?

A escolha de um profissional capacitado para conduzir o tratamento conforme gravidade da doença é essencial para um bom resultado. Outro cuidado que é muito importante é não coçar os olhos, pois esta prática piora a evolução da doença.

Quais cuidados é preciso ter depois da cirurgia?

Os cuidados pós-cirúrgicos dependem muito de qual cirurgia foi realizada. Mas, geralmente, os cuidados incluirão o uso de colírios, retornos periódicos ao cirurgião e segmentos com exames.