top of page

Outono: cuidados com os olhos na nova estação

Por ser uma estação do ano de clima seco, a saúde ocular precisa de atenção especial para evitar doenças comuns desta época. Saiba como se prevenir!


Este mês marca o encerramento do verão e o início da estação mais seca do ano, o outono, que ocorre entre os meses de março, abril e junho. Este período vai além de mudanças perceptíveis na vegetação, que destaca tons terrosos na paisagem. Mas também tem como principais características a diminuição gradativa das temperaturas e a redução do volume de chuvas. Como resultado, há baixa umidade do ar, tornando o clima mais ameno e seco, sem o famoso “calorão” do verão. Outro aspecto interessante do outono é que os dias são mais curtos que as noites devido ao movimento de translação e inclinação do eixo da Terra.


É justamente por conta dessas particularidades, que essa época exige atenção e cuidados com a saúde geral, principalmente com a saúde ocular. Isso porque durante o outono, os olhos ficam menos lubrificados e mais suscetíveis à poluição. Ou seja, mais sujeitos a alergias e infecções. Por isso, é importante reconhecer os sintomas e saber como prevenir as doenças mais comuns desta estação. Pensando nisso, a PMX Centro Oftalmológico preparou este conteúdo com orientações para manter a saúde dos olhos durante o outono. Confira!


Quais são as principais doenças oculares no outono?


Existem três condições principais que podem aparecer ou piorar no outono: Síndrome do Olho Seco, Alergias Oculares e Conjuntivite. Pelas características dessa estação, muitas vezes essas condições aparecem devido ao agravante de doenças respiratórias e irritações alérgicas. Portanto, é importante ficar atento aos sinais associados a estas doenças, que podem incluir olhos extremamente sensíveis, coceira, desconforto e irritação.


Síndrome do olho seco

Como o nome sugere, esta doença ocular está relacionada a falta de produção ou má qualidade das lágrimas. No outono, quando o ar está mais seco e frio, esse fator é ainda mais agravado, provocando o ressecamento da superfície ocular. Além dos sintomas mencionados acima, a síndrome do olho seco também causa visão turva, vermelhidão e sensação de corpo estranho nos olhos.


Alergias Oculares

Esse é outro problema comum nesse período, principalmente para pessoas com rinite, sinusite e dermatite de contato pré-existentes. Isso porque durante o outono, além do clima mais seco, há também um aumento de alérgenos – como pólen, produtos de limpeza, pelos ou ácaros – que podem desencadear reações alérgicas nos olhos. Alguns sintomas de alergias oculares incluem vermelhidão, coceira, olhos lacrimejantes, pálpebras inchadas e sensação de ardência.


Conjuntivite

A conjuntivite é uma doença contagiosa que ocorre frequentemente em estações com clima seco e baixa umidade. Durante o outono, os alérgenos presentes no ar, como pólen e mofo, podem desencadear essa condição, principalmente os tipos alérgicos e virais dessa doença. Entre os sinais recorrentes da conjuntivite estão pálpebras inchadas, olhos vermelhos, sensação de areia ou cisco, secreção amarelada, entre outros.



Cuidados para proteger os olhos durante o outono


No dia a dia, algumas medidas e cuidados gerais podem ser adotadas para prevenir e/ou minimizar os efeitos nocivos destas doenças oculares no outono. A principal orientação é manter-se hidratado e proteger sempre os olhos do vento e do ar seco. Para isso, beba bastante líquidos e use óculos de sol para se proteger do vento e da poeira. Para áreas internas, a dica é optar por aparelhos umidificadores para manter a umidade adequada e, assim, ajudar a hidratar os olhos.


Evite colocar as mãos e coçar os olhos, pois isso pode causar irritação e aumentar o risco de infecção. Para reduzir a coceira, faça compressas frias e use colírios lubrificantes. Mantenha a higiene lavando as mãos regularmente e não compartilhe itens pessoais, como toalhas e colírios. Para quem é alérgico, evite áreas suscetíveis ao pólen e mofo, que podem piorar as alergias oculares.


Adote uma dieta saudável, rica em nutrientes e vitaminas (A, C e E) benéficos para a saúde ocular. Ao usar dispositivos eletrônicos, faça pausas regulares e pisque com frequência para evitar o ressecamento dos olhos. Por fim, consulte sempre um oftalmologista e tente fazer exames regulares para acompanhar a saúde ocular. Com isso, poderá identificar e tratar problemas precocemente, aumentando suas chances de cura.


É importante ressaltar que os olhos são uma das portas de entrada para infecções, vírus e bactérias. Assim, seguindo essas medidas simples, você ajudará a proteger esse órgão e a prevenir doenças oculares que ocorrem não só no outono, mas também em outras épocas do ano. Para se manter informado sobre saúde ocular, confira outros conteúdos publicados em nosso blog (clicando aqui).


Conheça a PMX!


Conheça mais sobre a PMX Oftalmologia, uma clínica com profissionais oftalmologistas especializados em cirurgia refrativa a laser para a correção de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia, Transplante de Córnea e tratamento de doenças oculares como Catarata e Ceratocone. Além disso, consulte-nos para seus exames oftalmológicos e implantes de lentes intraoculares.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page