top of page

Dia Mundial da Visão: ame os seus olhos no trabalho e cuide da saúde ocular


O Dia Mundial da Visão, instituído pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), é lembrado toda 2ª quinta-feira do mês de outubro. Em 12 de outubro de 2023, o tema da campanha é “Ame os seus Olhos no Trabalho”, ressaltando a importância da saúde ocular no local de trabalho. Afinal, estima-se que 13 milhões de pessoas vivam com deficiência visual associada à sua profissão e que 3,5 milhões de lesões oculares ocorram no local de trabalho todos os anos.


Um estudo intitulado Saúde Ocular e o Mundo do Trabalho” realizado pela IAPB e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), revela que trabalhadores com deficiência visual enfrentam 30% menos chances de serem empregados em comparação com pessoas sem deficiência. Contudo, é importante destacar que mais de 90% dos casos de deficiência visual podem ser prevenidos ou tratados.


A campanha deste ano objetiva incentivar programas de segurança e saúde no trabalho destinados a proteger a visão dos trabalhadores, prevenindo a exposição a riscos específicos em cada local de trabalho e fornecendo um sistema para considerar a perda natural de visão dos trabalhadores nas avaliações de risco. É necessário informar os profissionais sobre os riscos que o trabalho pode representar para a saúde dos olhos.


Proteja a sua saúde ocular no Dia Mundial da Visão

Existem várias doenças oculares relacionadas ao trabalho que podem afetar a visão de indivíduos expostos a determinados ambientes de trabalho ou condições específicas. Algumas das doenças oculares mais comuns relacionadas ao trabalho incluem:


1. Síndrome do Olho Seco: É uma condição em que os olhos não produzem lágrimas adequadas ou a lágrima evapora muito rapidamente, resultando em olhos secos, irritados e sensíveis. O trabalho prolongado em frente a computadores e ambientes com ar-condicionado pode contribuir para essa condição.


2. Conjuntivite Ocupacional: A exposição a produtos químicos irritantes, poeira, fumaça ou vapores no local de trabalho pode causar inflamação da conjuntiva, a membrana que reveste a parte externa dos olhos, resultando em conjuntivite.


3. Catarata: A exposição crônica à radiação UV ou ao calor excessivo no local de trabalho pode aumentar o risco de desenvolver catarata, uma condição em que a lente natural do olho fica turva, resultando em visão embaçada.


4. Retinopatia Diabética: o controle inadequado do açúcar no sangue pode levar à retinopatia diabética, que pode causar danos nos vasos sanguíneos da retina. Alguns empregos podem contribuir para hábitos de vida que afetam o controle do diabetes.


5. Glaucoma: Embora a causa exata do glaucoma seja desconhecida, alguns estudos sugerem que certos ambientes de trabalho com exposição a produtos químicos, poeira ou pressão intraocular elevada podem aumentar o risco dessa doença, que pode levar à perda de visão periférica.


6. Lesões Oculares: Em locais de trabalho onde há risco de objetos estranhos, produtos químicos ou detritos entrarem nos olhos, as lesões oculares, como arranhões na córnea, podem ocorrer. O uso de óculos de proteção é fundamental para prevenir tais lesões.


7. Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): A exposição prolongada à luz ultravioleta (UV) sem proteção adequada, como óculos de sol, pode aumentar o risco de desenvolver DMRI, uma condição que afeta a visão detalhada e é mais comum em pessoas mais velhas.


No Dia Mundial da Visão, a PMX Oftalmologia apoia a campanha mundial “Ame os seus Olhos no Trabalho” e enfatiza a importância de cuidar bem dos olhos. Lembre-se, quem ama cuida.


Conheça o Centro Oftalmológico PMX


A PMX atua há 20 anos sob a direção de Eduardo Miranda e Tatiana Possette Miranda. ​O diretor-médico do Centro Oftalmológico PMX, Eduardo Miranda, é especialista em segmento anterior, possui 20 anos de experiência e mais de 10 mil cirurgias oftalmológicas. Reconhecido por sua técnica e precisão, é preceptor da Residência da PUCPR, atuando na formação de novos cirurgiões. Também integra o corpo clínico da Oftalmoclínica Curitiba e é chefe do setor de serviços de cirurgia de catarata, cirurgia refrativa e transplante de córnea do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.


O Centro Oftalmológico PMX possui cinco unidades, sempre com uma perto de você. Entre em contato e agende uma consulta clicando aqui.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page