7 perguntas frequentes sobre cirurgia de miopia

Conheça as técnicas de cirurgias de correção definitivas da miopia e as principais dúvidas dos pacientes.


Você sabia que, no Brasil, a miopia atinge de 11% a 36% da população? podendo alcançar até 72 milhões de pessoas, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Ainda, segundo pesquisas da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), metade do mundo será míope em 2050. O estudo foi feito com 2,1 milhões de participantes, a partir de uma metanálise que foi divulgada pelos pesquisadores da organização. A pesquisa também ressalta que 10% da população mundial terá alto grau de miopia.


As pessoas com miopia enxergam desfocado, ou seja, apenas borrões ou silhuetas a curta, média e longa distância. Somente possuem melhor visão quando bem próximas dos objetos ou das pessoas, dependendo do grau de miopia. É recomendável o uso de óculos ou lentes de contato nestes casos, mas muitas pessoas têm optado por procedimentos que ajudem na correção do grau, para ganharem melhor qualidade de vida.


Um dos procedimentos de correção da miopia é a cirurgia refrativa e, para tirar as dúvidas sobre esse assunto, o médico cirurgião oftalmológico, Eduardo Miranda, que dirige o Centro Oftalmológico PMX, em Curitiba, responde as sete principais dúvidas dos pacientes.


1. Como saber se estou enxergando mal?

O médico oftalmologista é o profissional indicado para realizar exames, detectar e recomendar a melhor forma de corrigir a visão embaçada. As dificuldades para enxergar podem surgir gradativamente ou com rapidez para depois se estabilizar, e como a prevenção é a melhor solução, por isso deve-se consultar um oftalmologista periodicamente.


2. Posso optar pela cirurgia de correção de miopia por uma questão estética?

A cirurgia de correção de miopia é conhecida como cirurgia refrativa pois objetiva melhorar o estado refracional do olho. As cirurgias refrativas são uma opção aos pacientes insatisfeitos com o uso de óculos ou lentes de contato ou possuem grau muito alto de miopia. Potencialmente qualquer pessoa que for portadora de vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) pode realizar esta cirurgia.


3. Qual a melhor técnica de cirurgia de miopia indicada para mim?

Um exame oftalmológico completo é necessário para decidir a técnica cirúrgica adequada. Atualmente, dispomos de técnicas cirúrgicas a laser feitas na córnea (PRK e LASIK), e também cirurgias de implante de lentes fácicas em casos de altos graus e impossibilidade de cirurgias de córnea. Todas as modalidades cirúrgicas são muito seguras quando bem indicadas.


4. Qual o grau de complexidade desta cirurgia?

São cirurgias simples realizadas apenas com o uso de colírios anestésicos, e que o pós-operatório é tranquilo, feito com o uso de colírios e pouco tempo de ausência das atividades cotidianas, entre 1 a 7 dias dependendo da técnica utilizada.


5. Como é utilizada a técnica PRK de cirurgia refrativa?

O PRK é uma cirurgia feita na superfície da córnea, sendo retirada a parte epitelial com laser, que é aplicado direto na membrana basal. Essa técnica tem como desvantagem a recuperação visual mais lenta, porém o nível de segurança é maior e cada vez mais vem sendo utilizada.


6. Como é realizada a técnica Lasik de cirurgia refrativa?

No Lasik, a técnica de recuperação é mais rápida, em alguns casos, chega a 48 horas. Nesse procedimento é confeccionado o flap, como se fosse a tampa de uma laranja, com lâmina ou com laser e pode ter espessuras variáveis, de 90 a 160 micras. Utilizamos um software que analisa o nível de segurança para se realizar esse procedimento em relação à espessura da córnea. Quando os resultados pré-operatórios são positivos, é inquestionável a satisfação cirúrgica com esta técnica.


7. Qual a melhor idade para realizar cirurgia de correção de miopia?

Apesar de 20% das crianças e adolescentes em idade escolar apresentarem problemas de visão, a recomendação é que as cirurgias refrativas de correção da miopia, astigmatismo ou hipermetropia sejam feitas a partir dos 18 anos, em pessoas com grau estabilizado e também, por conta da formação e estrutura do organismo.


Conheça o Centro Oftalmológico PMX

Faça-nos uma visita para conhecer a clínica e os profissionais oftalmologistas para sua cirurgia refrativa a laser para a correção de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia, Transplante de Córnea e tratamento de doenças oculares como Catarata e Ceratocone. Além disso, consulte-nos para seus exames oftalmológicos e implantes de lentes intraoculares. Esperamos por você!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square