Como limpar os óculos de grau e as lentes de contato

Higienização adequada evita contaminações e prolonga a vida útil das lentes.


O uso de óculos de grau ou de lentes de contato por quem possui alguma dificuldade visual é algo comum entre os brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 35 milhões de pessoas, 19% da população, necessita de lentes corretivas para enxergar bem.


E para manter a saúde ocular em dia, é necessário realizar a limpeza correta dos óculos e das lentes de contato para proporcionar uma visualização melhor e evitar ocorrências de inflamações e infecções como a conjuntivite. Porém, há ainda quem não saiba como fazer a higienização de forma correta.


A PMX Oftalmologia preparou este conteúdo para te ensinar a limpar seus óculos de grau e lentes de contato, garantindo maior tempo de vida útil e o uso saudável.


Óculos de grau - a primeira recomendação para lavar corretamente as lentes do óculos de grau é não utilizar sabonetes comuns ou hidratantes, pois estes produtos costumam ser gordurosos e podem tornar a limpeza mais difícil.


Se você não possui lenços umedecidos próprios para a limpeza de óculos, ou produtos específicos como o álcool isopropílico, a melhor solução é a mistura de água e sabão (ou detergente) neutro que limpa muito bem e desinfeta as lentes.


É muito importante lembrar que o álcool 70%, gel ou líquido, não deve ser usado para a limpeza das lentes dos óculos, pois podem danificar os tratamentos recebidos como anti-reflexo e anti - UV.


A frequência que a higienização dos óculos deve ser feita depende do seu trabalho, mas os especialistas da PMX indicam que o ideal é ao menos 1 vez por dia, ao chegar da rua ou quando houver contato com superfícies sujas.


Lentes de contatos - a melhor maneira de limpar as lentes de contato é com o uso de produtos específicos.


Seja qual for o tipo de lente de contato usado, gelatinosa ou rígida, o primeiro passo é lavar bem as mãos antes de manuseá-las.

Feito isso, coloque uma das lentes na palma da mão e aplique um pouco da solução de limpeza multiuso e faça uma leve fricção com os dedos em ambos os lados da lente e depois faça movimentos circulares.


Em um estojo limpo, guarde a lente e coloque novamente um pouco da mesma solução, para que a limpeza seja feita mesmo durante o período que a lente estiver guardada.


Quanto à frequência com que deve-se limpar as lentes de contatos, o indicado é fazer quando retirar no final do dia, uma vez que podem ser usadas por 10 ou 12 horas. Caso seja necessária a higienização ao longo do dia, tomar os cuidados citados acima.


Com relação ao estojo, a higienização pode ser feita com o mesmo produto utilizado nas lentes. Jogue o líquido contido, enxágue com nova quantidade do produto e esfregue com os dedos. Despeje novamente e seque bem com um pano limpo. Repita este procedimento semanalmente, e a cada 3 meses troque seu estojo por um novo.


Atenção! Nunca lave o estojo e as lentes de contato com água corrente, pois podem ser contaminados com impurezas e microorganismos.


Agora que você já sabe como higienizar corretamente os óculos de grau e as lentes de contato, siga a PMX nas redes sociais e saiba como nossos especialistas podem contribuir para a sua saúde visual.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square