Implantes de lentes monofocais, bifocais e trifocais. Quais indicações?

A lente indicada para você será aquela que melhor atende as necessidades, conforme suas atividades.


Com a evolução das lentes intraoculares, existem diversas opções disponíveis no mercado. No entanto, a melhor lente será aquela que irá se adequar às suas atividades, por isso, além de um exame criterioso ocular, o oftalmologista também deve avaliar quais os seus hábitos de lazer, se pratica alguma atividade física, qual a sua rotina de trabalho e outras situações da sua vida que indicarão qual a lente mais adequada para o seu dia a dia.


O implante de lentes intraoculares é uma técnica cirúrgica utilizada em doenças refratárias, ceratocone e catarata. As lentes acompanharam o avanço tecnológico da medicina, tornando-se mais flexíveis e permitindo implantes microscópicos. Surgiram as lentes bifocais, multifocais e, agora, trifocais, que se assemelham ao máximo com a visão do olho humano, de perto, intermediária e distante.


Lentes Monofocais

As primeiras lentes que surgiram no mercado foram as Lentes Monofocais que corrigem a visão de perto ou de longe, normalmente são implantadas uma em cada olho e, por isso, essa correção é denominada monovisão.


Lentes Bifocais

As Lentes Bifocais e as Lentes Multifocais, ambas corrigem a presbiopia, ou também conhecida como “vista cansada”. A diferença entre elas está na tecnologia empregada em sua produção. Enquanto na bifocal existe uma divisória de transição entre o grau de perto e longe, a multifocal faz essa mudança de maneira suave, por isso, também são chamadas de lentes progressivas.


Lentes Trifocais

O grande desafio no avanço das lentes intraoculares é cobrir as três distâncias de visão: perto, intermediária e longe. E as Lentes Trifocais, como o próprio nome sugere, são capazes de atender a esses três campos de visão, apresentando melhor qualidade para a distância intermediária, que corresponde ao comprimento do braço.


As Lentes Trifocais são também as mais indicadas para correção da Catarata, elas mantêm uma excelente sensibilidade de contrastes e visibilidade a distância intermediária mesmo em ambientes com pouca luminosidade. O implante de qualquer uma das lentes intraoculares é realizado em menos de dez minutos, com colírio anestésico local e 30 minutos após a cirurgia, o paciente já é liberado.


Cada vez mais o implante de lentes ganha a preferência dos pacientes que querem abandonar os óculos. As Lentes Fácicas são aquelas utilizadas para correção de altos graus de miopia (até 23 graus), hipermetropia (até 21graus) e de astigmatismo, sem a necessidade de remoção cirúrgica do cristalino. Já as Lentes Refratárias também existem para correção da Catarata, para substituir o cristalino opaco e embaçado, através de cirurgias a laser. Conforme pode observar, existem diversas opções de soluções para melhorar a sua qualidade de visão, converse com um oftalmologista para acertar nessa decisão.


Posts Em Destaque
Posts Recentes