top of page

Mulheres precisam de cuidado especial com a saúde ocular

  • sermidiacomunicacao
  • 3 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Alterações hormonais na gravidez ou na menopausa podem ocasionar problemas de visão.


Você sabia que existem particularidades exclusivas na visão da mulher? Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta que elas têm mais facilidade para distinguir cores e que enxergam o mundo em cores mais quentes e com mais intensidade os tons de vermelho, ou seja, a cor que simboliza o amor é mais vibrante pelo olhar das mulheres, interessante né? Contudo, outras diferenças que merecem atenção é o fato de as mulheres adquirirem com mais facilidade algumas doenças oculares. Por isso preste atenção nessas dicas para a saúde dos olhos feminino.


As mulheres apresentam questões biológicas que, infelizmente, favorecem o desenvolvimento de algumas doenças oculares mais do que os homens. Fatores de risco e a hereditariedade devem ser levados em consideração, além de a expectativa de vida das mulheres ser mais alta e o envelhecimento natural dos olhos, deixá-las mais suscetíveis a catarata, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a retinopatia diabética.


Alteração na visão da mulher grávida

Os olhos também sentem o impacto das alterações hormonais das mulheres nos períodos de gravidez e de menopausa. Olhos secos, visão embaçada, maior sensibilidade à luz, perda temporária da visão, aumento da pressão intraocular merecem atenção especial nessas fases da vida.


A diabetes gestacional e a hipertensão arterial podem aumentar o grau em mulheres que já apresentam algum problema ocular como miopia, presbiopia, astigmatismo e hipertensão arterial.


Catarata durante a menopausa

As mulheres aumentam as chances de desenvolver catarata durante a menopausa. O estrogênio é um hormônio que ajuda a bloquear a produção de uma proteína que causa a catarata e a sua interrupção durante a menopausa precisa de atenção e acompanhamento médico para impedir o desenvolvimento da doença.


A baixa produção de testosterona também pode provocar a Síndrome do Olho Seco, doença que diminui a produção de lágrimas e acarreta em outros problemas de visão.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
NOSSO TELEFONE
NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a sexta, das 9h às 18h30

VOLTE SEMPRE

Esperamos sua visita em nossa clínica, em nosso site e redes sociais. Fique sempre por dentro das notícias sobre cirurgias oftalmológicas na PMX.

NOSSOS SERVIÇOS

- Oftalmologistas

- Lentes intraoculares

- Cirurgia de Catarata

- Transplante de Córnea

- Exames oftalmológicos

- Cirurgias refrativas a laser

- Tratamento de doenças oculares

ENCONTRE-NOS

CURITIBA:

Unidade 01: Hugo Lange

Rua Presidente Rodrigo Otávio, 1976

Fone: (41) 3253-1451 | (41) 99889-1050

Unidade 02: Pinheirinho

Av. Winston Churchill, 1972

Fone: (41) 3024-8855 | (41) 98805-6867

LAPA: Centro
Rua Tenente Henrique dos Santos, 360 (D’Agostini Clínica Médica)

Fone: (41) 3622-7395 | (41) 99676-7400

 

FAZENDA RIO GRANDE:

Pioneiros

Rua Ephigênio Pereira da Cruz, 1396
(Policlínica Fazenda Rio Grande)

Fone: (41) 3614-2700

 

  • Instagram PMX
bottom of page