Frequência de consultas ao oftalmologista pode evitar o agravamento de doenças

Confira dicas sobre quando é hora de procurar um médico para cuidar da saúde dos olhos





Segundo uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, adultos entre 50 e 80 anos de idade chegam a ficar três anos ou mais sem fazer exames de visão. O intervalo é maior do que o recomendado e pode potencializar doenças mais comuns nessa faixa etária, como catarata e presbiopia - ambas ligadas ao envelhecimento.


Com a pandemia do caronavírus, muitas pessoas ainda preferiram adiar a ida ao médico por causa das recomendações de isolamento social. Porém, especialistas alertam que, em muitos casos, a consulta oftalmológica é essencial e não pode ser deixada para o próximo ano.


Entre essas situações, estão casos de doenças com tratamento em andamento ou em períodos pós-cirúrgicos. Antes de encerrar o ano e começar o período de férias, é preciso realizar uma avaliação junto ao seu médico oftalmologista e pegar instruções do especialista sobre o seu caso.


Também é preciso redobrar a atenção se você tiver sintomas como: aumento da dificuldade de enxergar, embaçamento da vista, coceira, alergia nos olhos, dor, vermelhidão, lacrimejamento frequente, trauma na região ocular e dor de cabeça associada a sensação de vista cansada. Fatores de risco, como tabagismo e diabetes, também devem ser considerados.


Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a frequência depende do histórico e saúde do paciente, mas, o ideal é de, no mínimo, uma vez ao ano. Já acima dos 65 anos de idade, o indicado é realizar exames oftalmológicos a cada seis meses.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 81% das deficiências visuais parciais ou totais poderiam ser prevenidas ou curadas se detectadas e tratadas precocemente.


Sobre a PMX

Especializado no segmento anterior do olho, o corpo clínico da PMX atua no tratamento de doenças, como: catarata, ceratocone, miopia, astigmatismo, hipermetropia, alergias e oftalmologia clínica em geral. Atendimento em Curitiba, Fazenda Rio Grande e na Lapa.


Saiba mais em www.pmxcirurgiaoftalmologica.com.br.


#Saúde #Olhos #Oftalmologia #Dicas #PMXOftalmologia


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square