10 de julho - Dia Mundial da Saúde Ocular

Data visa chamar a atenção para cuidados de prevenção a cegueira


O Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado no dia 10 de julho, tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico de doenças oculares uma vez que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 75% das patologias que afetam a visão podem ser evitadas ou curadas se diagnosticadas com antecedência.


Segundo estimativas da OMS, 39 milhões de pessoas, em todo o mundo, convivem com a cegueira e que 246 milhões possuem algum distúrbio que provoca a perda moderada ou severa da visão.


As principais causas de cegueira na população adulta são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética.


Algumas doenças são pouco perceptíveis no estágio inicial, ou só podem ser detectadas com exames feitos no consultório médico.


O glaucoma é uma das doenças consideradas silenciosas e que só pode ser detectada por especialistas. É uma enfermidade que consiste no aumento da pressão interna dos olhos e estima-se que acometa um milhão de pessoas no Brasil.


No caso das crianças, as patologias mais comuns causadoras da perda de visão são: infecções congênitas, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito.


Para a prevenção dessas doenças, são indispensáveis o pré-natal adequado e o teste do olhinho que deve ser feito já na primeira semana de vida do bebê e repetido aos 4, 6, 12 e 24 meses.


Por isso, recomenda-se a ida periódica ao oftalmologista conforme a idade e a gravidade da sua dificuldade visual.


– Bebês e crianças: A cada seis meses nos dois primeiros anos de vida. Acima de 2 anos, deve ser feita a consulta anual até que a criança complete 8 ou 9 anos de idade, quando o desenvolvimento da visão termina.

– Jovens e Adultos: No mínimo uma vez por ano.

– Pessoas com problemas oculares ou com histórico familiar: a cada seis meses para um acompanhamento mais preciso.

– Idosos: Uma vez por ano ou regularmente em períodos menores.

Posts Em Destaque
Posts Recentes