Catarata: 3 Mitos e Verdades sobre a doença

São realizadas cerca de 360 mil cirurgias de catarata no Brasil todos os anos. Conheça, então, alguns mitos e algumas verdades sobre a doença a seguir!


Você já ouviu falar sobre a catarata, não é mesmo? Trata-se de uma doença ocular, diretamente relacionada ao envelhecimento humano.


Sua principal característica é o embaçamento do cristalino. Isto é, a perda da transparência do cristalino dificulta o funcionamento ideal desta fina lente ocular que é responsável pelo fornecimento da nitidez à visão.


De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 51% dos casos de cegueira são ocasionados pela catarata. E, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, são realizadas cerca de 360 mil cirurgias de catarata todos os anos em nosso país.


É uma doença comum, que pode ser corrigida, mas que muitos possuem medo da cirurgia ou até mesmo não têm informações corretas sobre ela. Pensando nisso, criamos este artigo para desmistificar alguns conceitos sobre a catarata. Veja só:


Mitos e Verdades sobre a Catarata

#1 É possível prevenir a catarata

Mito. Não existe como prevenir um processo natural de envelhecimento do corpo humano como este. Contudo, existem alguns fatores relativos à catarata, que você pode evitar para diminuir o risco de desenvolvimento, por exemplo:

  • Diabetes;

  • Uveite;

  • Abuso de álcool;

  • Tabagismo;

  • Medicamentos como os corticoides;

  • Radiação ultravioleta;

  • Traumas oculares.


#2 A cirurgia da catarata é muito perigosa

Dizer que a cirurgia da catarata é perigosa é realmente um grande mito. Isso porque o procedimento cirúrgico é extremamente seguro. Inclusive, as taxas de sucesso são altíssimas.


A melhora acontece gradualmente, mas já é possível perceber alguma melhora logo após a cirurgia. Claro, toda cirurgia envolve riscos que devem ser conversados diretamente com o oftalmologista.


#3 A catarata nunca mais voltará depois da cirurgia

Verdade! Isso porque a lente intraocular reposta no olho possui uma vida útil de cem anos. Dessa forma, não é possível ter catarata novamente.


Contudo, depois de alguns meses, é possível desenvolver fibrose na membrana que suporta a lente que torna a lente novamente opaca. Mas, isso acontece apenas em alguns casos específicos e pode ser corrigido com um procedimento a laser. Que tal ler também nosso conteúdo sobre "Cirurgia de catarata: quais os benefícios para a qualidade de vida", clicando aqui?


Conheça a PMX!

Conheça mais sobre nossa clínica e profissionais oftalmologistas para sua cirurgia refrativa a laser para a correção de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia, Transplante de Córnea e tratamento de doenças oculares como Catarata e Ceratocone. Além disso, consulte-nos para seus exames oftalmológicos e implantes de lentes intraoculares.


Entre em contato e agende sua consulta!

Posts Em Destaque
Posts Recentes