top of page

Epidemia de Miopia: entenda por que o mundo passa por uma explosão de casos da doença

A miopia já é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma epidemia desde o confinamento ocorrido nos últimos anos.


O mundo passará por uma explosão em casos de miopia até 2030, atingindo 39,9% da população global, sendo 40,7% da população da América do Sul. Esta foi a previsão informada durante o maior evento sobre cirurgia refrativa da América Latina, o REFRATIVA R.I.O., no qual os médicos oftalmologistas Eduardo Miranda e Tatiana Possette Miranda, diretores do Centro Oftalmológico PMX, estiveram presentes de 29 de março a 2 de abril, no Rio de Janeiro.


Em todo o mundo existem cerca de 2,6 bilhões de pessoas com miopia. No Brasil, são 59 milhões de pessoas míopes, mais de 25% da população, segundo último levantamento realizado em 2021 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) do estado de São Paulo, emitiu um alerta sobre o aumento de 134% no número de casos de miopia entre crianças e adolescentes até 19 anos, nos últimos dois anos. Contudo, a maior incidência deste aumento está no leste asiático, onde chega a níveis de 90% dos jovens míopes em países como China e Coreia do Sul.


Mas afinal, o que é a miopia e por que está aumentando os casos?

A miopia é causada por uma alteração no tamanho do globo ocular que causa dificuldades para enxergar à distância e, até alguns anos atrás, acreditava-se que fatores genéticos eram responsáveis pelo surgimento da doença entre a infância e adolescência. No entanto, mais recentemente estudos indicam que mudanças de hábitos estão fortemente relacionados com o aumento do número de casos de miopia no mundo, em especial, o uso precoce e prolongado de celulares, tablets e computadores.


A causa estaria relacionada com a diminuição da produção de dopamina, um hormônio natural que ajuda a controlar o tamanho do olho. Além disso, a melatonina, o hormônio do sono, também é importante para manter normal o aspecto do olho. Desta forma, alterações no ciclo do sono, e do ciclo circadiano (de dia e noite, luz e escuro), também podem estar relacionadas com o aparecimento da miopia.


A recomendação é para que jovens, principalmente as crianças, passem mais tempo ao ar livre para diminuir o risco de desenvolver a miopia. Os pais devem ficar atentos aos sinais dos filhos como, por exemplo, cerrar os olhos para enxergar melhor, dores de cabeça constantes, coçar os olhos frequentemente ou apresentar desinteresse nas atividades escolares. O diagnóstico deve ser confirmado por meio da consulta com um oftalmologista. É recomendado consultar com o especialista ao menos uma vez ao ano.


Existe cirurgia para eliminar a miopia?


A cirurgia de miopia é também chamada de cirurgia refrativa ou cirurgia a laser, pois é feita com o uso de lasers especiais, aplicados na córnea, para corrigir as alterações físicas responsáveis pela refração incorreta dos raios de luz.

E o resultado? Uma visão muito mais nítida em um único procedimento!


A cirurgia refrativa, tem sido uma alternativa muito procurada por quem não se adaptou aos óculos ou à lente ou por quem resolveu dispensar definitivamente o uso de lentes corretivas.


O que muita gente não sabe é que existem diversos procedimentos para atender diferentes casos de pacientes míopes. Leia mais sobre as técnicas existentes para eliminar a miopia clicando AQUI.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page